CHEGUE NA PAZ

24 de fev. de 2011

Psicopata? Pode estar ao seu lado agora. Identifique-o...

Como reconhecer e se proteger de pessoas frias e perversas, sem sentimento de culpa, que estão perto de nós? A incapacidade de ter empatia pelo outro revela claramente que elas não são como a gente: psicopata não tem semelhante. Ele nem sabe o que é isso. Estamos sempre correndo o risco de ser a próxima vítima. Mas, ao mesmo tempo, nos dá as únicas armas possíveis para nos defendermos deles: a possibilidade de reconhecê-los para sair de perto. Eles têm aparência de indivíduos normais, mas são perigosos em suas ações e atitudes. Enganosos em sua conduta, tornam-se de alto risco para aqueles com quem convivem, em razão do que se passa em suas mentes. Podem estar próximos a nós, imperceptíveis até o momento do ataque final. A mídia nos mostra atualmente fatos marcados por escândalos, que nos abatem, provocados por indivíduos diagnosticados como psicopatas.

Fatos que servem como um alerta aos desprevenidos quanto à ação destruidora desses indivíduos. Seus talentos teatrais e seu poder de convencimento são tão impressionantes que chegam a usar as pessoas com a única intenção de atingir seus sórdidos objetivos. Tudo isso sem qualquer aviso prévio, em grande estilo, doa a quem doer. São pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sociais, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimentos de compaixão, culpa ou remorso. Esses "predadores sociais" matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento.

Por serem charmosos, eloquentes, 'inteligentes', envolventes e sedutores, não costumam levantar a menor suspeita de quem realmente são. Podemos encontrá-los disfarçados de religiosos, bons políticos, bons amantes, bons amigos. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos costumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos de maldade. A maioria esmagadora está do lado de fora das grades, convivendo diariamente com todos nós. Transitam tranquilamente pelas ruas, cruzam nossos caminhos, frequentam as mesmas festas, dividem o mesmo teto, dormem na mesma cama... A parte racional dos psicopatas é perfeita e íntegra; sabem perfeitamente o que fazem, mas afetivamente são absolutamente pobres, ausentes de afeto. Suas vítimas preferidas são as pessoas mais sensíveis, mais puras de alma e de coração. Que as pessoas saibam se prevenir da ameaça que nos ronda de forma silenciosa. A natureza dos psicopatas é devastadora, de mentes sombrias, totalmente desprovidos de consciência; e cujas vidas parecem não ter se desenvolvido. Saber identificá-los pode ser um andídoto contra seu poder paralisante e mortal.

A desinformação nos torna vulneráveis e indefesos. Eles são verdadeiramente maléficos e ardilosos, utilizando 'disfarces' tão perfeitos que acreditamos piamente que são humanos como nós. São atores da vida real, mentem com a maior tranquilidade e seus instintos maquiavélicos são absolutamente imperceptíveis aos nossos olhos e sentidos. Seus atos criminosos não provêm de mentes adoecidas, mas sim de um raciocínio frio e calculista. Deixam um rastro de perdas e destruição por onde passam, são pessoas portadoras de má índole, que cometem suas maldades por puro prazer e diversão e sem vestígios de arrependimento. Ferem, maltratam, matam qualquer um que atravesse seu caminho ou atrapalhe seus interesses, independente de ser até alguém de seu convívio íntimo. São vampiros da vida real, sugando energia emocional, autênticas 'criaturas das trevas', aparentam ser melhores que as pessoas comuns, mostram-se inteligentes e talentosos, despertam confiança, simpatia; mas tudo isso apenas são ilusórias expectativas, fazendo-nos amargar sérios prejuízos em diversos setores das nossas vidas.

Com sua habilidade de ludibriar, seduzir e até assustar, sente-se superior a todos e os vê como tolos. Alvos fáceis. Quando se trata de confiarmos em outra pessoas, todos nós tropeçamos e cometemos falhas, algumas infelizmente, podem nos causar graves consequências. As pessoas do bem, tendem a se dissipar; ficam acuadas, trancafiadas, perdem a sua função social e de organização e acabam por adoecer. A nossa sociedade vem banalizando o mal e contribuindo para a inversão dos valores morais; isso cria um terreno fértil para que os psicopatas se sintam à vontade no exercício de suas habilidades destrutivas. Os psicopatas são incapazes de amar, extremamente narcisistas, se utilizam de nossos sentimentos mais nobres para poder nos seduzir e controlar; não são indivíduos com quem você deva ter amizade, relacionamentos afetivos, dividir segredos, confiar seus bens, seus filhos e nem sequer oferecer abrigo. Eles sempre sabem qual a consequência das suas atitudes transgressoras, no entanto, não dão a mínima importância para isso. Podemos observar características de psicopatia desde a infância até a vida adulta de pessoas com o comportamento descrito:

* Mentiras frequentes (às vezes o tempo todo);

* Crueldade com animais, coleguinhas, irmãos, etc.;

* Condutas desafiadoras às figuras de autoridade (pais, professores etc.);

* Impulsividade e irresponsabilidade;

* Baixíssima tolerância à frustração, com acessos de irritabilidade ou fúria quando são contrariados;

* Tendência a culpar os outros por erros cometidos por si mesmos;

* Preocupação excessiva com seus próprios interesses;

* Insensibilidade ou frieza emocional;

* Ausência de culpa ou remorso;

* Falta de empatia ou preocupação pelos sentimentos alheios;

* Falta de constrangimento ou vergonha quando pegos mentindo ou em flagrante;

* Dificuldades em manter amizades;

* Violação às regras sociais que se constituem em atos de vandalismo;

* Participação em fraudes, roubos ou assaltos;

* Introdução precoce no mundo das drogas ou do álcool.

* Nos casos mais graves, podem cometer homicídio.

É muito comum e até compreensível que os pais de jovens com características psicopáticas se perguntem quase sempre em tom de desespero: "O que nós fizemos de errado para que nosso filho seja assim?" Os pais se sentem culpados por acharem que falharam na educação dos seus filhos e que não souberam impor limites. Isso é um grande equívoco! Não resta dúvida de que a educação, a estrutura familiar e o ambiente social influenciam na formação da personalidade de um indivíduo e na maneira como ele se relaciona com o mundo. No entanto, esses fatores por si só, não são capazes de transformar ninguém em um psicopata. A psicopatia não tem cura, é um transtorno da personalidade e não uma fase de alterações comportamentais momentâneas.

Não negocie com o mal. Jamais concorde, seja por piedade, chantagem ou por quaisquer outro motivo, em ajudar um psicopata a ocultar o seu verdadeiro caráter.

Texto baseado no livro: Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado.
autor: Ana Beatriz Barbosa Silva - Médica com pós-graduação em psiquiatria. Realiza palestras, conferências e consultorias sobre comportamento humano.