CHEGUE NA PAZ

5 de fev. de 2011

O cavalo... trotando

Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que o cavalo já estava muito velho e não servia mais para nada, e também o poço já estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço.

Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o cavalo. Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço. O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele, e chorou desesperadamente.

Porém, para surpresa de todos, o cavalo quietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu.

A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.
**************

"Benditos os que se permitem perder para se encontrar."

"Benditos os que no fundo do poço conseguem acreditar. Busque-se na sua força interior."

"Saiba que só caminha quem tropeça. Faça de cada tropeço um mestre e não uma condenação. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima."

"A vida vai lhe jogar muita terra, todo o tipo de terra. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela."

"Não se destrua com tantos questionamentos. Questione, mas não se aprisione."

"Nossa atitude diante da vida não depende necessariamente do que se passa "em volta" de nós, e sim do que se passa "dentro de" nós. O ser humano têm dentro de si a capacidade de reagir, agir, transformar e criar. Cabe a nós permitir ou não, que os fatos ou a disposição influenciem nosso comportamento. As situações em si não são positivas nem negativas. Nós é que decidimos." (Bernabé Tierno, Blanco Y Negro, Espanha - Reader's Digest Seleções - abril/1998