CHEGUE NA PAZ

10 de fev. de 2011

Dimensões do Amor

Amar é "Dar-se"

Na humanidade, tudo fala de amor, canta, grita o amor.
Em nome do amor, muitos trabalham (porque amam sua profissão), se confraternizam ou vão à guerra, dão a vida ou matam. A história humana é uma impressionante busca de amor, semeada de maravilhosos sucessos e de monstruosos fracassos. É verdade que no coração humano a aspiração mais profunda é o desejo de amar e ser amado. Fomos feitos por amor e para o amor, só se pode tornar-se plenamente homem ou mulher, amando.
Mas, infelizmente, existem muitos mal entendidos sobre o amor. Palavra tão usada, amar na vida real fica muito difícil quando não desenvolvemos as atitudes corretas. Aprender sobre as exigências do amor é ajudar-se e ajudar a todos a se dirigirem nos verdadeiros caminhos, mesmo que, no final da estrada desta vida, este não for senão um ideal que nos guiou para a fonte de todo o amor.

Amar não é "sentir"

Quantas vezes o homem não sabe amar, quantas mais ainda crê amar, e o que faz é somente amar-se a si mesmo! Ao longo do grande caminho que leva ao amor, muitos param, seduzidos pelas miragens do amor:

• Se você estiver “emocionado até às lágrimas” diante de um sofrimento...

• E sente seu coração “bater descompassadamente” ao estar perto de determinada pessoa, isso não é propriamente o amor, é a sua sensibilidade aflorada.

• Se você, dizendo amar alguém, fica seduzido por seus atrativos físicos ou por sua “cabeça”, isto não é o amor, é admiração.

• Se, com toda a insistência você quiser obter um olhar, um beijo, uma carícia, se você estiver disposto a tudo para ter esta pessoa em seus braços e possuir seu corpo, isto é somente um desejo sem controle nascido de sua sensualidade.

Amar, não é estar apaixonado, pois a paixão deturpa a razão e escraviza.

Amar é dar-se total e livremente a alguém, desde que não somente a uma única pessoa.

Se você espera para amar, ser empurrado por sua sensibilidade, você amará pouquíssimas pessoas. Amor em essência é dar-se ao ser humano, querer a sua felicidade, o seu crsciemnto e a paz do seu coração.

Amar é decisão consciente da vontade

Amar não é algo instintivo: é a decisão consciente de sua vontade de ir ao encontro dos outros, sem nenhum preconceito, e dar o melhor de si a eles, sem cobrar retorno. Perca-se, esqueça-se e você amará muito mais intensamente.

A fome faz você sair de casa para ir comprar pão. Você abre a janela para olhar um maravilhoso amanhecer ou entardecer. Você corre ao encontro da pessoa amiga, assim que a avista.

O desejo, a admiração, a afeição podem arrancar-nos de nós próprios, lançando-nos ao encontro do irmão, mas nada disso é ainda o amor. Deus dá estes meios a todos – especialmente na união mais íntima entre o homem e a mulher – como ajuda para conduzir-nos ao verdadeiro amor.

O amor é uma estrada e mão única. Ela sai sempre de você para ir aos outros. Cada vez que você toma uma pessoa para si próprio, você deixa de amar, porque para de dar você anda na contra-mão.

Tudo aquilo que você encontra em seu caminho é feito para permitir que você ame cada vez mais:
• O alimento para sustentar a vida que você deve dar minuto a minuto.
• O automóvel para você dar-se mais depressa.
• O filme, o CD, o livro, a internet, para descontrair-lhe, instruir-lhe, ajudando a dar-se mais e melhor.
• O trabalho na empresa, fazendo sua parte na construção de um mundo melhor.
• Os serviços dentro de casa – sua colaboração para um lar mais gostoso de se viver.
• O namoro – aprendizado de doação – preparo necessário para uma futura vida matrimonial repleta de amor.

Siga a estrada, apesar dos tropeços. Acolha tudo o que for bom, mas para poder ter o que oferecer. Se você guarda algo ou alguma pessoa para si, não diga que ama, pois no instante que você toma para si, o amor morre em tuas mãos. A flor colhida não pode morrer em tuas mãos, ofereça-a a alguém que estiver triste. Não tenha a ilusão de estar amando ao dar presentes, um abraço, um beijo, um pouco do seu tempo e de sua ajuda. Você só estará amando se estiver se dando juntamente com o presente ou gesto.

- Por que chamar o seu cachorro, se ele estiver acorrentado?

- Por que dizer “eu amo”, se você estiver amarrado no seu desejo de ter coisas e pessoas lhe dando atenção, ou pior, preso na corrente de sua vaidade e seu orgulho?
Se você estiver muito apegado às suas coisas, ao seu trabalho, ao seu prazer e conforto não conseguirá dar nada a ninguém, e muito menos dar-se.

Amar como Jesus amou

Amar é não querer ficar um só instante sozinho com suar riquezas mas, sim, dividi-las. É também prova de muito amor, dividir nossos fracassos, reconhecer nossas culpas.

Ama mais aquele que dá mais. Se você amar muito, precisa estar preparado para dar a vida inteira, sem pensar em recompensas.

DIFÍCIL? IMPOSSÍVEL AGIR ASSIM? COISA DE LOUCO?

Jesus foi um louco de amor, superou todas as dificuldades imagináveis, e fez o que nos parece impossível.

O egoísmo, o ama-se somente a si mesmo, o falso amor, sempre trazem consigo a decepção, o envelhecimento da alma, a profunda tristeza e desânimo, a solidão, a morte. O amor pleno traz consigo sempre a alegria, porque é construção, é realização, dom pleno de vida.

Texto adaptado, extraído do livro “CONSTRUIR O HOMEM E O MUNDO”, escrito em 1960 por Michel Quoist (Padre Francês)