CHEGUE NA PAZ

13 de jan. de 2011

Mandamentos do casal

1 – Os dois nunca devem irritar-se ao mesmo tempo, isso significa evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária.

2 – Nunca gritar um com o outro, a não se que a casa esteja em chamas. Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido.

3 – Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro. Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e amor.

4 – Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito tem o objetivo de somar e não de dividir.

5 – Nunca jogar no rosto do outro os erros passados. A pessoa é sempre maior que seus erros. E ninguém gosta de ser caracterizado pelos seus defeitos.

6 – Seja displicente com qualquer pessoa, menos com seu cônjuge. Na vida a dois tudo pode e deve ser importante. A felicidade nasce das pequenas coisas.

7 – Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo. Se isso não acontecer, amanhã o problema poderá ser pior.

8 – Pelo menos uma vez ao dia, diga ao outro uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas se esquece de dizer isso em voz alta.

9 – Cometendo um erro, prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o erro demonstra ser honesta.

10 – Quando um não quer, dois não brigam. É a sabedoria popular que ensina isso. Mas essa mesma sabedoria lembra que “dois bicudos não se beijam...” alguém tem de tomar a iniciativa, quebrar o ciclo. Tomar iniciativas é gesto de maturidade e amor.