CHEGUE NA PAZ

11 de nov. de 2010

Poesia: Avante amor!

Surge como general sobre todas as guerras
Convoca teus soldados fiéis à caridade, à fraternidade
A amizade, ao pudor, ao respeito, à fé, à esperança
Vai ao encontro da fome dos povos
Toca os corações dos governantes
Depara-se com a sedução a destruir lares e

Leva tu, a semente da decência
Vai em frente, avança sobre os corações derrotados pelo medo
Conceda-lhes o vigor para a luta diária.

Avança sobre os corações frios e demonstra-lhes tua força
Avança sobre os lares destruídos pela maldosa sedução

Leva o bálsamo da esperança...

Avança sobre os charcos e leva, a eles, as flores mais raras
Avança sobre os desertos e faz, lá, nascentes límpidas
Vai! Demonstra tua força!
Avança sobre os cegos de espírito e leva-lhes a semente da fé
Avança sobre os avarentos e faz com que olhem para o próximo
Avança sobre o preconceito, apagando todas as diferenças
Iguala a todos; que passem a se ver somente como irmãos.

Vai! Avança amor!
Toma para ti o coração do poeta, faz dele
Teu soldado peregrino entre povos a pregar tua força!
Ah! Senhor dos senhores, Ah! Força mágica e suprema
Ah! Semente de magnitude, exemplo maior do rei do Universo
Faz-se presente entre as nações!
Protege a natureza, devolve ao homem a crença no amanhã
Às crianças a liberdade de antes, ao ancião o respeito
À família a união...

Vai meu Senhor!
Varre de sobre a Terra a violência, a mentira, a hipocrisia
A corrupção, a prepotência.

Vai! Toca o coração dos que se encontram cegos pela vaidade.

Vai! Vence as trevas, faz a luz reinar em absoluto
Ah! Meu senhor... Faz de mim teu soldado!
Jamais permita que meu coração seja tocado pelo cansaço.

A ti entrego minhas mãos, faz dela teu instrumento
A ti entrego meu coração, faz dele teu servo
A ti entrego minha alma, faz dela escrava
Avante... Avante... Avante!

Paulo Nunes Junior