CHEGUE NA PAZ

13 de nov. de 2010

A meditação e seus benefícios

A vida tumultuada dos centros urbanos, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos afazeres domésticos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão emocional e física.
O estresse ou o vazio existencial chega e tudo a sua volta começa a se desarmonizar, e pior — os outros são culpados pela sua infelicidade! Dessa forma, os resultados serão sempre os mesmos: insônia, enxaqueca, dores musculares, discussões por bobagens, negativismo, ostracismo, falta de fé, do prazer, da esperança.
Esses desequilíbrios não escolhem sexo nem cultura, podendo acometer todos, desde crianças até idosos. A meditação é uma das técnicas mais simples da terapia holística ou medicina complementar para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causados pela rotina da vida ou dos problemas. Ela faz com que o cérebro trabalhe numa onda elétrica mais sutil denominada de “alfa” (veja tabela abaixo); este estado mental é aquele em que estamos calmos, serenos, controlamos nossas emoções e sentimentos sem que eles nos afetem.
A prática diária da meditação melhora a capacidade mental, estimula o vigor, melhora a disposição e, principalmente, nos faz consciente de nossa vida e do meio ambiente. Cada qual possui sua forma particular de praticar a meditação, algumas estão inclinadas ao universo espiritual, outras a saúde ou ao bem estar. As formas para se atingir os objetivos vão desde apenas olhar para o vazio, relaxar os músculos do corpo até pronunciar sons específicos (mantras), posições com o corpo (asanas), fazer orações e/ou apenas visualizar situações benéficas (criatividade).
Para falar a verdade, muito do que se chama de “meditação” no ocidente, é um relaxamento corporal ou a auto-indução para equilibrar a ansiedade e, com isso, atingir um estado psicológico mais propício ao que se deseja; até as religiões cristãs e evangélicas aderiram à palavra “meditação” para se referirem ao ato de fé numa oração ou num retiro espiritual.
Não mero acaso ela está inserida em todo o esoterismo como uma das técnicas para o autoconhecimento. Também, é largamente utilizada nas terapias holísticas, alternativa ou vibracional, como um aspecto básico para se aplicar os elementos necessários para a cura do campo áurico ou dos chakras. Dessa forma, meditação tornou-se sinônimo de concentração, capacidade de auto-análise, relaxamento do corpo, equilíbrio emocional, oração, autocura e auto-ajuda.
Vista por alguns apenas como algo transcendente, o relaxamento ou a meditação possui sua fundamentação científica. Com a criação do eletroencefalograma, descobriu-se diferentes freqüências elétricas gerados pelo cérebro; divididos basicamente em 4 faixas distintas (veja tabela a seguir) onde cada uma corresponde a um estado determinado de consciência. Por regra, seria: quanto mais tensos, mais respirações são necessárias e maior será a freqüência cerebral; quando mais calmo melhor será o ritmo respiratório, diminuindo a freqüência cerebral.

Ondas Beta: 13 a 30 Hz estado de vigília
Ondas Alfa: 8 a 13 Hz descanso, hipnose
Ondas Teta: 4 a 7 Hz sonolência, fantasia
Ondas Delta: 0,5 a 4 Hz sono profundo, sonhos


É aconselhável que se faça o processo meditativo em casa, num jardim, campo, cachoeira, praia; em suma, em locais calmos, agradáveis ou tranqüilos, na sombra ou num ambiente fresco e arejado. Também, o telefone, o celular, a televisão ou qualquer aparelho que possa desviar a atenção deve ser desligado. O ideal seria avisar a todos em casa:
"Não me chamem, estarei meditando...", ou até planejar a meditação num horário em que ninguém incomodasse.
As técnicas podem ser realizadas no chão de pernas cruzadas, sentado num sofá, ou até deitado; mas com roupas confortáveis, trajando algo que não aperte ou atrapalhe a concentração.
A sensação do estado de relaxamento deve ser total. A idéia principal é focalizar a mente para o interior e cessar a consciência do corpo; por isso você deve encontrar a melhor postura e vestes para que não se sinta incomodado. Agora, permita-se descobrir a sensação prazerosa que a meditação produz, perceba a importância de se dedicar alguns minutos diários; tenha certeza que isto tornará os seus dias mais produtivos e a sua mente mais tranqüila. Se você nunca fez um relaxamento siga, primeiro, as instruções abaixo:

Primeiro, vamos aprender a respirar:
* Inspire profunda e lentamente pelo nariz; no ato de inspirar, sinta sua região abdominal se expandindo como uma bexiga cheia de ar.

• Expire pela boca no mesmo ritmo que inspirou; no ato de expirar, contraia sua região abdominal, como uma bexiga que se esvazia.

Segundo, iremos aprender a relaxar:
* No momento em que você solta todo o ar, solte também todos os músculos do seu corpo, principalmente os das faces, depois os ombros, braços, abdome e as pernas.

* Feche seus olhos; respire (inspire e expire) com total atenção no seu corpo, repita a operação anterior verificando onde estão os pontos de tensão e relaxe-os um a um.

* Ainda com os olhos fechados, depois de relaxar todos os músculos, faça uma série de 10 respirações bem calmas, lentas e profundas; para facilitar, conte mentalmente a seqüência respiratória de 1 a 7, depois de 3 a 1. Abra os olhos, pronto.

Você pode usar este procedimento, por exemplo, antes de dormir; mas também pode usá-lo num imenso congestionamento no trânsito, no banco de um jardim, em seu trabalho, na escola. Ele serve para recuperar a capacidade orgânica e mental seja para o repouso absoluto ou para encarar um dia inteiro de trabalho; com a prática, pode ocorrer de só algumas respirações serem o suficiente para recarregar sua energia.
Para avaliar possíveis benefícios a um prazo maior, imagine o que pode ocorrer com você e seu corpo se usufruir do relaxamento durante uma semana, por exemplo? Se você deseja realmente usufruir todas benesses de uma meditação para mudar a sua vida, saiba que podemos ir muito mais fundo do que o relaxamento corporal ou mental. Terminamos por produzir uma grande energia direcionada para o nosso bem estar: o pensamento positivo, o poder mental, a magia pessoal.
Essas técnicas podem ser utilizadas de formas individuais, coletivas ou até em alguém de forma terapêutica. Saiba que o uso da meditação reduz a ansiedade, o desejo latente de resolver tudo do dia para a noite, torna a respiração equilibrada melhorando a oxigenação do sangue e, conseqüentemente, a atividade cerebral; também equilibra a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea, que por sua vez, melhora as condições metabólicas de todos os órgãos. Viu como um simples ato pode ajudar a equilibrar seu corpo físico? Além disso, ela melhora o sono, auxilia a digestão alimentar e qualquer processo em problemas na saúde.
No campo psíquico, a prática da meditação mantém a pessoa num ritmo de equilíbrio que a impede de entrar em conflitos emocionais. Há, por parte de quem a utiliza, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça. A meditação ou o relaxamento sempre terá três fases distintas, pois precisamos entrar em estado alfa para poder estimular nossa criatividade, terapia, auto-cura; e depois de realizado todas as tarefas devemos voltar ao estado beta de forma gradativa.
Vejamos passo a passo:

1) INICIANDO O RELAXAMENTO.
Depois de escolher e se acomodar no local adequado, feche seus olhos; respire (inspire e expire) com total atenção ao seu corpo. Sempre inspirando e expirando calmamente verifique onde estão os pontos de tensão e relaxe-os um a um. Para tal, focalize os pés, as pernas, os quadris, o tronco, as mãos, os braços, o pescoço, as faces, a cabeça; sempre nesta seqüência. Estando relaxado, faça uma série de 6 respirações bem calmas, lentas e profundas; para facilitar, conte mentalmente a seqüência respiratória de 1 a 3, depois de 3 a 1.
§ Na meditação criativa podemos adicionar os benefícios da musicoterapia; assim, antes de iniciar o relaxamento coloque uma música bem suave, tranqüila, com ritmo linear, tipo música new age (nova era). Ela servirá para atingir mais rápido e profundo o estado alfa de meditação, bem como favorecerá a criatividade e a sensação para atingir seus objetivos.

2) TÉCNICA.
Nesta fase podemos intercalar vários tipos de meditação, tanto visuais quanto sonoras. Cada qual possui seu próprio estímulo e benefício; em todo caso o simples fato de você entrar em relaxamento, fazer as respirações compassadas já estimula o equilíbrio mental e espiritual.

§ Sugestão 1. Visualizar-se tomando um banho de cachoeira, com água azul brilhante. Isto estimularia a paz e a serenidade; se for com água verde brilhante ajudaria na saúde.

§ Sugestão 2. Visualizar-se andando num campo florido, com céu azul e a luz do sol banhando seu corpo. Este processo ajudaria na harmonia interior ou no amor-próprio.

3) ENCERRANDO O RELAXAMENTO. Após terminado a técnica escolhida; conte mentalmente a seqüência respiratória de 1 a 3, depois 3 a 1. Abra seus olhos. Técnica de auto-sugestão (Coueísmo)

A finalidade da meditação é esvaziar a mente dos pensamentos negativos, substituindo-os por repetições de palavras com alto teor benéfico e positivo. Este é um sistema ideal para acelerar a recuperação dos estados depressivos, fobias, ansiedade, dependência química, doenças psicossomáticas; também ajuda a controlar a dor, o medo, a raiva.
Pode ser feito a qualquer hora, bastando apenas um rápido relaxamento, com três respirações profundas e repetindo logo em seguida a frase escolhida por três vezes. Voltando a nossa meditação, podemos utilizar o coueísmo, em voz audível, alta ou em semitom, nos processo de relaxamento que estamos desenvolvendo no presente capítulo.
Nesse caso, o mantra (frase de auto-sugestão) somente será produzido durante a expiração. Assim, inspiramos lentamente e pronunciamos na mesma proporção. Vejamos alguns mantras que podem ser utilizados sozinhos ou combinados; contudo, se optar por duas sentenças, elas devem possuir o mesmo tempo para dar ritmo harmônico à respiração.

Escolha o que melhor convier:

Eu tenho a paz * Eu tenho o amor * Eu tenho o sucesso * Eu tenho a harmonia * Eu tenho a saúde plena * Eu sou um ser de luz * Eu possuo a tolerância * Eu possuo o amor universal * Tudo é meu por direito divino. Tudo o que eu quero, eu consigo * Tudo o que eu desejo, eu realizo * Querer é poder; eu quero, eu posso * Eu tenho a proteção e o poder espiritual * Todos os meus caminhos estão abertos * A cada dia minha vida está melhor.

Também, podemos usar frases religiosas:

O Senhor é meu pastor e nada me faltará. (Salmos 23,1)
Tu, Deus Eterno, és meu defensor e o meu protetor. (Salmos 91,2).
Quem confia no Deus Eterno terá sucesso. (Provérbios 28,25).
Tudo é possível para quem tem fé (Marcos 9,23).
O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. (Salmos 13,5).
O Senhor eleva a alma e ilumina os olhos. (Eclesiástico 34,16)