CHEGUE NA PAZ

24 de out. de 2010

Aids, muito além da dor

Milhões de pessoas serão contaminadas pelo vírus da AIDS, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, e a África é o exemplo atual mais pungente dessa realidade. A doença espalha-se por toda a sua população, em todas as camadas sociais. A realidade é que o medo e o preconceito ainda escondem gestos inseguros e frágeis.
São inúmeros corações angustiados a esperar, de todos nós, o carinho e a atenção necessários para que possam viver com dignidade as suas lutas, acertos e desencontros. São adultos, crianças e jovens, que precisam descobrir o amor além da dor.
AIDS é tema delicado. Muito delicado mesmo. Ele mexe com as emoções porque envolve, dentre outros assuntos, o sexo e a morte, assuntos que são ainda tabus, estão cercados de preconceitos e de medo. No entanto, AIDS é uma triste realidade.
Não pode ser ignorada, tampouco negligenciada, tão dramática é a situação desta pandemia. Além do esclarecimento médico, devemos levar em conta o amor, o afeto, o carinho que os aidéticos merecem receber de todos nós.

do livro: Aids, muito além da dor - Fátima Moura

Alguns trechos do livro:

... abri os olhos devagarinho, com muito medo de descobrir que já não fazia mais parte do 'mundo dos vivos'; pois ultimamente meu estado de fraqueza era tal e eu passava tanto tempo adormecido, que na maioria das vezes, eu já nem sabia se era habitante do 'lado de cá' ou do 'lado de lá'...

... o que me importava se o dia que nascia era bonito ou feio? que diferença fazia?...

... talvez, aquele até fosse o último pôr-do-sol que eu vislumbrasse na vida...

"Somente chega a entender a vida, quem compreende a dor." André Luiz


"Todos somos irmãos constituindo uma família só, perante o Senhor; mas, até alcançarmos a fraternidade suprema, estagiaremos através de grupos diversos, de aprendizado em aprendizado." Emmanuel