CHEGUE NA PAZ

12 de ago. de 2010

Simbologia da borboleta

Há muito que a borboleta foi considerada o símbolo da alma, pois da mesma forma que esta abandona a crisálida para voar, o espírito também se liberta do corpo físico para ganhar espaço infinito. Ela representa ainda o renascimento e a imortalidade porque devido á metamorfose do seu ovo para lagarta, desta para crisálida e, seguidamente para borboleta, indica as etapas por que passa a nossa alma a fim de atingirmos a iluminação. A Borboleta também simboliza a mudança porque o poder da borboleta é como o ar, tem a habilidade de conhecer a mente e de mudá-la, é a “arte da transformação”. Nós que estamos a Caminho da Iluminação podemos e deveríamos observá-las atentamente e verificar que, assim como elas, nós também estamos em algum dos seguintes estágios de atividade:

Primeiro estágio - Quando a idéia nasce (a de iniciarmos o caminho), que ainda não é uma realidade. Este é o estágio do ovo, o ponto de criação de uma idéia.

Segundo estágio - Quando chega o momento de tomar a decisão de qual caminho escolher e colocar o pé no primeiro degrau. Este é o estágio da larva.

Terceiro estágio - Escolhido o caminho que desejamos seguir é necessário tudo fazer para realizar o projeto, este é o estágio do casulo.

Quarto estágio/Final – É o da transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização!

Moral de toda esta simbologia:
De uma feia larva surge uma linda Borboleta, cujo objetivo foi – Criar. Transformar. Mudar. Ter coragem de aceitar. Todos nós somos Borboletas, mais cedo ou mais tarde tomaremos consciência de quem somos e ganharemos a coragem necessária para romper o nosso casulo e deixar que nossas belas asas coloridas brilhem no Sol da espiritualidade. Que esse dia chegue o quanto antes, para cada um de nós.

autor: Maria Helena Guerra