CHEGUE NA PAZ

21 de ago de 2010

Dicas para uma boa noite de sono...

Procure um local tranqüilo, silencioso e de iluminação suave. É preferível que não seja a sua própria cama.






Encontre uma postura relaxante. Ex.: Sente-se no chão sobre uma almofada, cruze as pernas, mantenha a coluna ereta podendo apoiar as costas e olhe para a frente.




Respire mais profunda e lentamente algumas vezes, sentindo o movimento do ar em seus pulmões. Repita mais umas cinco vezes, sendo que, nestas últimas, segure o ar inspirado o máximo que puder, soltando-o livremente. Agora você deve escolher uma sílaba que preferir, por exemplo: "OM", Comece a repeti-la lentamente (em voz alta ou mentalmente), prolongando os sons. Continue repetindo os sons, sinta seu corpo relaxando aos poucos, da ponta dos pés até o couro cabeludo. Deixe sua mente divagar e entrar no ritmo das repetições. Se preferir, imagine um cenário agradável com muita natureza e paz. Continue até sentir que seu corpo está totalmente relaxado e seus pensamentos abstratos e longe de seu cotidiano. Agora é hora de dormir. Caso seus olhos estejam fechados, abra-os vagarosamente, levante-se de modo suave, vá para a sua cama lentamente e deite. O sono virá rápido e seus sonhos serão agradáveis.

Experimente!

Mentalização de Soluções

Esta técnica ajudará você a se desligar de alguma preocupação, pessoal ou profissional, que esteja dificultando seu sono. Pense naquilo que você deseja e precisa para solucionar o problema em questão. Deixe de lado a culpa e a autopiedade. Agora, defina seu objetivo em detalhes de como resolver a situação e mantenha-o em mente. Planeje hora e local para discutir a solução, que seja conveniente para você e para a(s) outra(s) pessoa(s). Isto é essencial para focalizar a discussão. É a sua oportunidade para expor os fatos como você os sente e para compartilhar sua opinião e suas crenças com terceiros..
Mentalmente, descreva os seus sentimentos para que compreendam melhor a importância que o assunto tem para você. Terminados estes passos, tenha a certeza de que os problemas serão resolvidos na sua hora certa. Agora é o momento de um sono tranqüilo e energizante para o próximo dia.

Dica: Não esqueça também de estabelecer, no seu dia-a-dia, limites
para as suas preocupações. Eleja um tempo só para você. Dedique-se a estar consigo mesmo. Talvez, para conquistar esse tempo, seja necessário exercitar sua capacidade de dizer não a alguns compromissos.

Relaxamento Muscular
Este é um exercício simples, que irá ajudá-lo a relaxar o seu corpo antes de deitar-se: Fique em pé ereto com os braços estendidos à frente, inspirando e mantendo uma respiração natural e completa. Gire os braços suavemente para trás, diversas vezes, formando um círculo, e então inverta a direção. Enquanto faz o movimento, expire vigorosamente pela boca, praticando algumas respirações completas e regulares... Agora, coloque as mãos sobre os quadris, continue respirando normalmente. Mantenha a parte inferior do corpo rígida e, inclinando-se para a frente ao máximo, expire lenta e completamente pela boca enquanto faz o movimento de ida e volta. Agora, incline-se para trás, enquanto faz outra respiração completa. Após quatro séries de inclinações, seu corpo estará mais alongado e relaxado. Agora é só deitar-se e...


Boa Noite!



(Ref: Manual de relaxamento e redução do stress/ Martha Davis, Elisabeth Robbins Eshelman, Mattew Mckay Summus Editorial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário