CHEGUE NA PAZ

22 de jul. de 2010

Reiki - Posição das Mãos

Qualquer pessoa pode ser iniciada em Reiki e, depois de ser sintonizada pelo mestre, passar a servir como canal de energia para autotratamento ou para harmonizar a outras pessoas. Por tratar-se de uma tradição de iniciar o oral e presencial não se pode aprender em livros apenas e usar, pois será necessário que um Mestre Reiki sintonize o aluno. Depois que a pessoa for sintonizada já o está para toda a vida, transformando-se assim em um canal de Energia Vital. Não esqueça que você está mexendo com energias invisíveis e muito sutis, que eu costumo comparar com um dial de rádio, ou um sinal de viaja em determinadas ondas e freqüências, se não souber sintonizar corretamente só vai escutar chiado, ou seja, não servir ao propósito que está buscando.


Considerações ou preparativos.
- Antes de qualquer sessão o reikiano deve lavar as mãos e ficar descalços.
- Depois posicionar as mãos em oração ou apoiando as palmas sobre o centro do peito durante 3 minutos para centrar-se.
- As posições das mãos equilibram os hemisférios direito e esquerdo.
- Os dedos devem estar juntos, em forma de concha, mas sem tensão ou pressão sobre o rosto do receptor.
Lado direito - Presente e futuro, masculino, Yang, racional, ordem, ação, concretização de idéias ou pensamentos, prático, crítico.
Lado esquerdo - Passado, feminino, energia Yin, não racional, intuição, criatividade, receptividade.

As posições do Reiki (ilustrações)
Sugestões: Grave uma música instrumental que tenha a duração de três minutos e agregue o som de uma campainha para marcar a troca de posição.

Posição 1- Mãos lado a lado, nariz livre, dedos juntos.

Efeitos físicos - Melhora a visão, atua sobre os seios nasais, mucosas, nariz, sinusite, dentes, maxilares, rosto.
Efeitos emocionais - Protege dos estímulos externos indesejáveis. Alivia ansiedade, reduz stress.
Plano mental - Varre os pensamentos indesejáveis, diminui a confusão, concentração, enfoque e memória.
Plano espiritual - Favorece meditação, sabedoria interior, expansão do eu interior, realidade plena, despertar espiritual para energia cósmica.

Posição 2 - Alto da cabeça, dedos médios tocando-se.

Efeitos físicos - Para ligar os lados esquerdos e direito do cérebro, mais alta consciência, alivia dores de cabeça, tonturas, cansaço de viagem, estado de choque. Equilibra as glândulas pituitárias e pineal. Endorfinas.
Efeitos emocionais - Preocupações, histeria, stress, depressão. Devolve a serenidade.
Efeitos mentais - alimenta a criatividade, promove produtividade, retenção de informação, assimilação de idéias, memória, calma, expressividade de pensamento, elaboração correta de conceitos mentais.
Plano espiritual - Claridade e sabedoria interior, recebimento de energia elevada, expande a consciência, visão consciente.

Posição 3 - Posicionar as mãos na nuca como parecer confortável, de cima para baixo, ou de baixo para cima ou ainda uma mão acima da outra, mas de forma que os dedos toquem-se. Importante observar que ambos os hemisférios cerebrais estejam sendo trabalhados ao mesmo tempo.

Efeitos físicos - visão, fala, peso, discernimento das cores. Medula, músculo occipital. Dores de cabeça, melhora a coordenação motora, agudiza a visão, despertar e dormir. Ouvido interno.
Efeitos emocionais - medo ou pânico, choque, irritação, stress, relaxa e acalma. Ajuda a diminuir ansiedade alimentar, melhor descanso enquanto dorme.
Efeitos mentais - Claridade de pensamento e idéias, expressão fluente, criatividade, bem estar, serenidade.
Plano espiritual - Abertura do terceiro olho ajuda a ver as coisas tal como são, visão do contexto e do universal, recepção de energia universal pura.

Posição 4 - As mãos sobre a garganta, dedos virados para trás, observando que a base do punho esteja tocando-se. Outra variante mais cômoda seria posicionar as duas mãos sobrepostas, de modo que polegares e indicadores das mãos contrárias estejam sobrepostos.

Efeitos físicos - Circulação, amídalas, garganta, laringe, metabolismo, pressão arterial, problemas de nutrição e crescimento, drenagem linfática.
Efeitos emocionais - auto confiança, hostilidade, ressentimento, mágoas. As dores ou doenças desta zona estão relacionadas com o medo de fracassar, não ser aprovado, amado ou valorizado. Também relacionam-se com o ato de sufocar a criatividade ou a liberdade de expressão.
Plano mental - diminui a necessidade de autocrítica negativa, não permite ser desvalorizado pelo outro, auxilia a comunicação dos sentimentos de forma aberta, diminui a necessidade de criticar e julgar o outro.
Plano espiritual - ajuda na comunicação espiritual com seu centro de poder e criatividade. Aumenta a compreensão de mundo exterior e de si mesmo no Universo.